No ano de 2012, o curso "Tecnologias na Aprendizagem" retomou o estudo do ambiente virtual de aprendizagem ThinkQuest, explorando suas ferramentas, utilidades, atividades, projetos e aplicação aos alunos.
Para o próximo ano, nosso objetivo é trabalhar com novos ambientes virtuais e construção de um material didático virtual.
Veja o artigo publicado na revista PROVE sobre o curso:
Para o próximo ano, nosso objetivo é trabalhar com novos ambientes virtuais e construção de um material didático virtual.
Veja o artigo publicado na revista PROVE sobre o curso:
Tecnologias na
Aprendizagem
A Tecnologia da Informação e Comunicação
– TIC aparece como um grande propulsor da evolução humana, onde o envolvimento
das crianças, jovens e adultos é inacreditável, pois todos utilizam de alguma
forma, uma tecnologia, ou várias, no seu cotidiano.
As competências do século XXI mostram
a necessidade do trabalho em equipe, envolvendo o grupo numa discussão sobre os
problemas e propondo soluções para os desafios apresentados. A aprendizagem neste século requer dos educadores
uma diferente abordagem de aprendizagem por projetos, engajando os estudantes
em tarefas complexas, orientando-os a aprenderem e a se adaptarem a situações
novas.
Essa tecnologia facilita
muito as tarefas do dia-a-dia. E na educação, como tem sido utilizada? Quem
utiliza? Por que utiliza? A dúvida entre os educadores é muito grande, sendo
ainda uma resistência em sua utilização em sala de aula.
Algumas possibilidades de utilização
das TIC na sala de aula são os recursos educacionais, que tornam a aprendizagem
mais motivadora e a informação mais abrangente. Como instrumento de comunicação, as TIC servem de interação entre
todos e, com a realização de projetos, os alunos compartilham seus
conhecimentos, colaborando com a aprendizagem dos “outros”, com auxilio à
pesquisa e desenvolvimento das atividades propostas e orientadas pelos professores.
Assim, acredita-se que os alunos,
desenvolvendo os projetos propostos e orientados por seus professores,
desenvolverão habilidades importantes para a inserção no mundo globalizado,
como o pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, compreensão
intercultural, comunicação, utilização de tecnologias e autodireção.
O curso do PROVE – Tecnologias na
Aprendizagem tem trabalhado nos últimos anos a possibilidade de utilização de
novos recursos, procurando criar um novo processo para a construção da
aprendizagem.
Neste ano o estudo focou, novamente,
Ambiente Virtual de Aprendizagem
ThinkQuest, sendo este ambiente um facilitador no processo de
aprendizagem.
É de conhecimento de todos que é
difícil “avaliar” o processo de aprendizagem, mas as ferramentas disponíveis no
ambiente ThinkQuest, juntamente com a possibilidade de criar projetos, exploradas
com objetivos pedagógicos e com o acompanhamento dos professores na orientação
de como utilizá-las corretamente, podem contribuir e ser um facilitador no
processo de aprendizagem.
O curso mostrou a possibilidade de
criar tarefas em ambiente virtuais como complemento de sala de aula. Os
professores pesquisaram textos, vídeos no Youtube, atividades e simuladores no
Portal do Professor do MEC, exploraram as ferramentas e o ambienteThinkQuest,
criaram suas primeiras atividades e observaram como utilizá-las com os alunos.
Vejam os depoimentos de alguns
professores:
“Hoje em dia não dá mais para fugir da
tecnologia ela está em todo lugar, nossos alunos vivem conectados e a escola
não pode fechar os olhos para esta realidade O curso ‘Tecnologias na
aprendizagem’ nos auxilia a utilizar esta ferramenta maravilhosa em nossas
aulas.”[2]
“O curso "Tecnologias da
aprendizagem em informática", mostra uma ferramenta auxiliadora e
facilitadora para educadores que buscam interação e atualidade para suas aulas.
Aulas práticas e dinâmicas permitem que os ensinamentos sejam vividos e
facilmente aprendidos, visto que depois são utilizadas na sala de aula, de
forma simples e diferenciadas com os alunos. Estar conectado ao mundo que
muitos deles (alunos) também estão nos permite enriquecer as aulas e
compreender de forma mais profunda o que realmente proporcionamos em suas
vidas.”[3]
“Ficou bem claro como as tecnologias
estão inseridas no contexto escolar. Vemos também que é muito necessária a
utilização destas em nossas atividades em sala, pois nos auxiliam e simplificam
Nossas aulas, tornando-as mais atrativas e menos cansativas. Também é uma forma
de mostrar para o aluno que estamos "antenados" com o mundo atual.
Vimos neste curso várias formas de interação com os alunos e montamos, dentro
do ambiente ThinkQuest, aulas on-line, para pesquisa e resolução, onde os
mesmos poderão verificar temas relacionados a nossa aula e responder questões,
sem a presença do professor. Uma rede educativa que vai permitir que aluno e
professor estivessem ligados fora da sala de aula. Dentro do curso conseguimos
conhecer, preparar, debater e tirar dúvidas relacionadas a este ambiente,
fazendo com que estejamos mais preparados para a revolução tecnológica que está
inserida em nosso meio.”[4]
Os novos recursos estão chegando às
escolas, estão nas mãos dos alunos, estão à disposição dos professores. Agora,
é necessário incorporá-los no cotidiano escolar, aproveitá-los para o
desenvolvimento das aulas, para colaborar com a aprendizagem do aluno e,
principalmente, transformar a Educação como um todo.
[1]
Douglas Ferreira Tomé – Professor Orientador de Informática Educativa – POIE,
da Emef Mauro Faccio Gonçalves – Zacaria e Especialista em Tecnologias na
Aprendizagem. Formador do curso: Tecnologias na Aprendizagem – PROVE 2012.
[2]
Professora Angélica Laranjeira – EMEF M’Boi Mirim II
[3]
Professora Fabiane Abreu – EMEF M’Boi Mirim II
[4]
Professora Fernanda Abreu – EMEF M’Boi Mirim II
Comentários