Em 2012

No ano de 2012, o curso "Tecnologias na Aprendizagem" retomou o estudo do ambiente virtual de aprendizagem ThinkQuest, explorando suas ferramentas, utilidades, atividades, projetos e aplicação aos alunos.

Para o próximo ano, nosso objetivo é trabalhar com novos ambientes virtuais e construção de um material didático virtual.

Veja o artigo publicado na revista PROVE sobre o curso:


Tecnologia – Um Facilitador à Aprendizagem

Tecnologias na Aprendizagem
Douglas Ferreira Tomé[1]


A Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC aparece como um grande propulsor da evolução humana, onde o envolvimento das crianças, jovens e adultos é inacreditável, pois todos utilizam de alguma forma, uma tecnologia, ou várias, no seu cotidiano.

As competências do século XXI mostram a necessidade do trabalho em equipe, envolvendo o grupo numa discussão sobre os problemas e propondo soluções para os desafios apresentados.  A aprendizagem neste século requer dos educadores uma diferente abordagem de aprendizagem por projetos, engajando os estudantes em tarefas complexas, orientando-os a aprenderem e a se adaptarem a situações novas.

Essa tecnologia facilita muito as tarefas do dia-a-dia. E na educação, como tem sido utilizada? Quem utiliza? Por que utiliza? A dúvida entre os educadores é muito grande, sendo ainda uma resistência em sua utilização em sala de aula.

Algumas possibilidades de utilização das TIC na sala de aula são os recursos educacionais, que tornam a aprendizagem mais motivadora e a informação mais abrangente.  Como instrumento de comunicação, as TIC servem de interação entre todos e, com a realização de projetos, os alunos compartilham seus conhecimentos, colaborando com a aprendizagem dos “outros”, com auxilio à pesquisa e desenvolvimento das atividades propostas e orientadas pelos professores.

Assim, acredita-se que os alunos, desenvolvendo os projetos propostos e orientados por seus professores, desenvolverão habilidades importantes para a inserção no mundo globalizado, como o pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, compreensão intercultural, comunicação, utilização de tecnologias e autodireção.

O curso do PROVE – Tecnologias na Aprendizagem tem trabalhado nos últimos anos a possibilidade de utilização de novos recursos, procurando criar um novo processo para a construção da aprendizagem.

Neste ano o estudo focou, novamente, Ambiente Virtual de Aprendizagem  ThinkQuest, sendo este ambiente um facilitador no processo de aprendizagem.

É de conhecimento de todos que é difícil “avaliar” o processo de aprendizagem, mas as ferramentas disponíveis no ambiente ThinkQuest, juntamente com a possibilidade de criar projetos, exploradas com objetivos pedagógicos e com o acompanhamento dos professores na orientação de como utilizá-las corretamente, podem contribuir e ser um facilitador no processo de aprendizagem.

O curso mostrou a possibilidade de criar tarefas em ambiente virtuais como complemento de sala de aula. Os professores pesquisaram textos, vídeos no Youtube, atividades e simuladores no Portal do Professor do MEC, exploraram as ferramentas e o ambienteThinkQuest, criaram suas primeiras atividades e observaram como utilizá-las com os alunos.

Vejam os depoimentos de alguns professores:

“Hoje em dia não dá mais para fugir da tecnologia ela está em todo lugar, nossos alunos vivem conectados e a escola não pode fechar os olhos para esta realidade O curso ‘Tecnologias na aprendizagem’ nos auxilia a utilizar esta ferramenta maravilhosa em nossas aulas.”[2]

“O curso "Tecnologias da aprendizagem em informática", mostra uma ferramenta auxiliadora e facilitadora para educadores que buscam interação e atualidade para suas aulas. Aulas práticas e dinâmicas permitem que os ensinamentos sejam vividos e facilmente aprendidos, visto que depois são utilizadas na sala de aula, de forma simples e diferenciadas com os alunos. Estar conectado ao mundo que muitos deles (alunos) também estão nos permite enriquecer as aulas e compreender de forma mais profunda o que realmente proporcionamos em suas vidas.”[3]

“Ficou bem claro como as tecnologias estão inseridas no contexto escolar. Vemos também que é muito necessária a utilização destas em nossas atividades em sala, pois nos auxiliam e simplificam Nossas aulas, tornando-as mais atrativas e menos cansativas. Também é uma forma de mostrar para o aluno que estamos "antenados" com o mundo atual. Vimos neste curso várias formas de interação com os alunos e montamos, dentro do ambiente ThinkQuest, aulas on-line, para pesquisa e resolução, onde os mesmos poderão verificar temas relacionados a nossa aula e responder questões, sem a presença do professor. Uma rede educativa que vai permitir que aluno e professor estivessem ligados fora da sala de aula. Dentro do curso conseguimos conhecer, preparar, debater e tirar dúvidas relacionadas a este ambiente, fazendo com que estejamos mais preparados para a revolução tecnológica que está inserida em nosso meio.”[4]

Os novos recursos estão chegando às escolas, estão nas mãos dos alunos, estão à disposição dos professores. Agora, é necessário incorporá-los no cotidiano escolar, aproveitá-los para o desenvolvimento das aulas, para colaborar com a aprendizagem do aluno e, principalmente, transformar a Educação como um todo.



[1] Douglas Ferreira Tomé – Professor Orientador de Informática Educativa – POIE, da Emef Mauro Faccio Gonçalves – Zacaria e Especialista em Tecnologias na Aprendizagem. Formador do curso: Tecnologias na Aprendizagem – PROVE 2012.
[2] Professora Angélica Laranjeira – EMEF M’Boi Mirim II
[3] Professora Fabiane Abreu – EMEF M’Boi Mirim II
[4] Professora Fernanda Abreu – EMEF M’Boi Mirim II


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