Tecnologias – Chegou a Hora

Tecnologias – Chegou a Hora
        Tecnologias na Aprendizagem
Douglas Ferreira Tomé[1]

É impossível deixar passar o momento que estamos sem falar dos usos das tecnologias na sala de aula. Chegou a hora.


Segundo Gardner[2], em uma entrevista para a revista Nova Escola, diz que estamos vivendo três poderosas revoluções. Uma delas é a globalização. As pessoas trabalham em empresas multinacionais e mudam de país, o que é bem diferente de quando as populações não tinham contato umas com as outras. A segunda revolução é a biológica. Todos os dias, o conhecimento científico se aprimora e isso afeta a maneira de ensinar e de aprender. O cérebro das crianças poderá ser fotografado no momento em que estiver funcionando, permitindo detectar onde estão os pontos fortes e os fracos e a melhor forma de aprender. A terceira revolução é a digital, que envolve realidade virtual, programas de mensagens instantâneas e redes sociais. Tudo isso vai interferir na forma de pensar a Educação no futuro.

Os alunos estão conectados, os aparelhos estão em suas mãos ou em suas casas, não conseguimos mais viver sem olhar para um visor ou “mexer os dedinhos” em um pequeno aparelho. E agora, o que faremos?

Deixamos o tempo passar e nossos alunos estão na expectativa de mudanças, na minha e na sua aula.

É claro que muitas mudanças já aconteceram. Muitos já observam no horizonte, uma mudança na educação, já que o uso das tecnologias se mostra como um grande facilitador no processo do ensino aprendizagem. Assim, professores estudam em como utilizar estes novos recursos com a perspectiva do envolvimento maior da aprendizagem.

Nossos alunos estão em um momento que não aceitam ficar passivo na sua aprendizagem. Eles são os protagonistas, são do séc. XXI, criativos e colaboradores, questionadores, gravam suas produções, publicam suas fotos e vídeos, são nativos deste mundo tecnológico e virtual. 


O grande desafio é como orientá-los para que esta construção tenha qualidade e que possa contribuir para sua aprendizagem.

Temos ambientes virtuais que trabalham na construção de conhecimento, por exemplo, podemos citar o Portal Khan Academy[3], que explora cerca de 800 habilidades matemáticas, onde um aluno realiza um pré-teste e, a partir de suas respostas, é criado um roteiro de aprendizagem, com exercícios e videoaulas. Este é um processo que respeita o ritmo de aprendizagem de cada um, colocando o professor como orientador do ensino.

A evolução tecnologia está em nosso cotidiano, gerando outras formas de comunicação e interação. O curso Tecnologias na Aprendizagem explorou alguns recursos tecnológicos que podemos utilizar como facilitadores no processo do ensino/aprendizagem.

O estudo voltou-se para a construção de blogs educativos, onde cada participante do curso foi desafiado, primeiramente a entender e criar um blog e, posteriormente publicar recursos de interação com os alunos.

A receptividade e o envolvimento dos participantes mostram que estamos no caminho certo, afinal não podemos deixar o momento passar. 

Assim, o desafio com o impacto das tecnologias na educação proporciona contribuições significativas no processo de aprendizagem e temos vontade de mudar a realidade das escolas, dos nossos alunos e dos professores. Afinal, Chegou a Hora!





[1] Douglas Ferreira Tomé – Professor Orientador de Informática Educativa – POIE da Emef Mauro Faccio Gonçalves – Zacaria e Especialista em Tecnologias na Aprendizagem. Formador do curso: Tecnologias na Aprendizagem – PROVE 2014.

[2] Howard Gardner, psicólogo e professor norte-americano e criador da Teoria das Inteligências Múltiplas. Lançou o livro “O verdadeiro, o belo e o bom redefinidos: Novas diretrizes para a educação no século XXI”

[3] Portal Khan Academy – www.pt.khanacademy.org

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