Tecnologias – Chegou a
Hora
Tecnologias na Aprendizagem
Douglas
Ferreira Tomé[1]
É impossível deixar passar o momento que
estamos sem falar dos usos das tecnologias na sala de aula. Chegou a hora.
Segundo Gardner[2], em uma entrevista para a
revista Nova Escola, diz que estamos vivendo três poderosas revoluções. Uma
delas é a globalização. As pessoas trabalham em empresas multinacionais e mudam
de país, o que é bem diferente de quando as populações não tinham contato umas
com as outras. A segunda revolução é a biológica. Todos os dias, o conhecimento
científico se aprimora e isso afeta a maneira de ensinar e de aprender. O
cérebro das crianças poderá ser fotografado no momento em que estiver
funcionando, permitindo detectar onde estão os pontos fortes e os fracos e a
melhor forma de aprender. A terceira revolução é a digital, que envolve
realidade virtual, programas de mensagens instantâneas e redes sociais. Tudo
isso vai interferir na forma de pensar a Educação no futuro.
Os alunos estão conectados, os aparelhos
estão em suas mãos ou em suas casas, não conseguimos mais viver sem olhar para
um visor ou “mexer os dedinhos” em um pequeno aparelho. E agora, o que faremos?
Deixamos o tempo passar e nossos alunos
estão na expectativa de mudanças, na minha e na sua aula.
É claro que muitas mudanças já
aconteceram. Muitos já observam no horizonte, uma mudança na educação, já que o
uso das tecnologias se mostra como um grande facilitador no processo do ensino
aprendizagem. Assim, professores estudam em como utilizar estes novos recursos com
a perspectiva do envolvimento maior da aprendizagem.
Nossos alunos estão em um momento que
não aceitam ficar passivo na sua aprendizagem. Eles são os protagonistas, são
do séc. XXI, criativos e colaboradores, questionadores, gravam suas produções,
publicam suas fotos e vídeos, são nativos deste mundo tecnológico e virtual.
O grande desafio é como orientá-los para
que esta construção tenha qualidade e que possa contribuir para sua
aprendizagem.
Temos ambientes virtuais que trabalham
na construção de conhecimento, por exemplo, podemos citar o Portal Khan Academy[3], que explora cerca de 800
habilidades matemáticas, onde um aluno realiza um pré-teste e, a partir de suas
respostas, é criado um roteiro de aprendizagem, com exercícios e videoaulas.
Este é um processo que respeita o ritmo de aprendizagem de cada um, colocando o
professor como orientador do ensino.
A evolução tecnologia está em nosso
cotidiano, gerando outras formas de comunicação e interação. O curso
Tecnologias na Aprendizagem explorou alguns recursos tecnológicos que podemos
utilizar como facilitadores no processo do ensino/aprendizagem.
O estudo voltou-se para a construção de
blogs educativos, onde cada participante do curso foi desafiado, primeiramente
a entender e criar um blog e, posteriormente publicar recursos de interação com
os alunos.
A receptividade e o envolvimento dos
participantes mostram que estamos no caminho certo, afinal não podemos deixar o
momento passar.
Assim, o desafio com o impacto das
tecnologias na educação proporciona contribuições significativas no processo de
aprendizagem e temos vontade de mudar a realidade das escolas, dos nossos
alunos e dos professores. Afinal, Chegou a Hora!
[1]
Douglas Ferreira Tomé – Professor Orientador de Informática Educativa – POIE da
Emef Mauro Faccio Gonçalves – Zacaria e Especialista em Tecnologias na
Aprendizagem. Formador do curso: Tecnologias na Aprendizagem – PROVE 2014.
[2] Howard Gardner, psicólogo e professor norte-americano e criador da Teoria das Inteligências Múltiplas. Lançou o livro “O verdadeiro, o belo e o bom redefinidos: Novas diretrizes para a educação no século XXI”
[3]
Portal Khan Academy – www.pt.khanacademy.org
Comentários